Publicação em destaque

Apaixonadiços

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Os entraves do "Enquanto"



O conector ENQUANTO é usado com valor temporal de simultaneidade quando liga eventos que têm lugar exactamente no mesmo intervalo de tempo, significando NO MOMENTO EM QUE. 
Exemplos:
1. O Pedro ouvia música ENQUANTO estudava. 
1'. NO MOMENTO EM QUE o Pedro ouvia música, (também) estudava.
O conector ENQUANTO também admite uma interpretação contrastiva podendo ser substituído pela locução conjuncional AO PASSO QUE
 Exemplos:
2. O Hermenegildo é Licenciado em Ciências Sociais, ENQUANTO a Maria se doutorou em Linguística.
2'. O Hermenegildo é Licenciado em Ciências Sociais, AO PASSO QUE a Maria se doutorou em Linguística.
Destarte, a locução conjuncional estranha ENQUANTO QUE não é lícita, não faz parte da Língua de Camões. Vejamos alguns exemplos de construções frásicas estranhas, mas habituais na fala coloquial.

·         *Um dia vamos acordar ENQUANTO já não temos nada (inadequado). [Um dia vamos acordar e, NESSE DIA / NESSA ALTURA, já não teremos nada].
·         *Sonhei ENQUANTO estava a casar. [Nilorhile NA nichada].  (Xichangana)
  Tive um sonho DURANTE o qual estava a casar)
·         *João, acordaste-me ENQUANTO eu não queria (inadequado).
  João, acordaste-me MAS eu não queria (correcto).
·         *Estou a rir ENQUANTO não estou contente (inadequado).
 EMBORA não esteja contente, estou a rir (correcto).
·         *A Emília gosta de chocolate ENQUANTO QUE é gorda (inadequado).
       A Emília gosta de chocolate EMBORA seja gorda (correcto).
·         *Ele saiu ENQUANTO eu lhe disse para ficar (inadequado)
Ele saiu, EMBORA eu lhe tenha dito para ficar (correcto).
·         *Ajudou a sair da cova ENQUANTO QUE não gosta dele (inadequado).
 Ajudou a sair da cova, EMBORA não gostasse dele (correcto)

Portanto, ENQUANTO = NO MOMENTO EM QUE / AO PASSO QUE

8 comentários:

  1. Ah! Aprendizagem transferida com sucesso. Entretanto, gostava de saber como/enquantos aspectos é usada a partícula "se"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, pelo apreço. A particula "se" é multifuncional, em um simples comentário não é possivel esclarecer de forma minuciosa. Prepararei um ensaio elucidativo das idiossincrasias desta particula

      Eliminar
  2. Realmente preciso de exercitar o colocação destes conectores. Fico feliz por ter compartilhado esta tamanha diferença no nosso saber.

    ResponderEliminar
  3. Copiado, tem havido atropelo realmente na locução de algumas pessoas.

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado pela transmissão de mais conhecimento! Mas restou me dúvida, afinal em que tempo verbal é usado a palavra "ENQUANTO"? ou pode ser independente.

    ResponderEliminar
  5. Em todos os tempos e modos verbais, sendo conector, nao influencia directamente na determinação temporal da frase

    ResponderEliminar