Publicação em destaque

Apaixonadiços

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

A Libertação opressora



A voz do negro já se tinha encolhido
de tanta tortura, quando aquele movimento
surgiu na terra de Nyerere!
Afinal o movimento não me queria libertar,
porque tirou-me de uma para a pior exploração!

Os umbigos na aldeia secavam à fome
quando a chuva decidiu visitar-nos!
Afinal a chuva não trazia produção.
A chuva só trouxe mortes e mortes
porque as inundações engoliram a nossa aldeia!

As distâncias eram longas a fio
quando a estrada negra abriu a língua
em direcção à nossa aldeia!
Afinal a estrada não vinha encurtar distâncias,
porque ela bebe sangue dos meus irmãos!

A noite era densa e atormentadora
quando na minha aldeia
instalaram o comando da polícia!
Afinal a polícia não vinha aliviar o medo,
porque ela (policia) atirou contra um aldeão!

A ignorância era inocente
não havia escola na minha pacata aldeia!
Implantaram a escola! Mas a escola não
trouxe a vacina anti-ignorância em nós
porque ela me tornou mais ignorante ainda!

Então devolvam-me a colonização!
Devolvam-me os umbigos secos de fome!
Devolvam-me a distância toda!
Devolvam-me o medo e tormento da noite!
Quero a minha inocente ignorância de volta!

2 comentários: