Texto expositivo-explicativo
O texto Expositivo-Explicativo é um tipo
de texto que tem por objectivo principal a transmissão de conhecimentos a cerca
de uma dada realidade, isto é, fazer-saber ou fazer-conhecer (fazer-perceber). É
um texto que se caracteriza por fazer uma exposição e explicação de ideias,
factos ou fenómenos.
Organização textual
Neste tipo de textos, identificam-se três momentos
ou fases (correspondentes às partes do texto), a saber:
A fase do questionário ou exposição – que contém de forma explícita ou implícita uma questão que se vai
responder ao longo do texto, ou simplesmente pela anunciação do
tema/assunto/problema da exposição correspondente à introdução. Este objectivo concretiza-se através da designação,
denominação, definição ou composição dos temas ou elementos;
A fase da resolução ou desenvolvimento – correspondente ao corpo explicativo ou desenvolvimento. Nele apresentam-se os dados de forma sistemática,
interligando-os;
A fase da conclusão ou síntese – os momentos
de conclusão não são tão necessários em todos os textos, mas havendo, ele
deverá decorrer do questionamento inicial. Nesta fase faz-se a síntese do
conteúdo sobre o qual versa o texto.
Organização
discursiva
O
texto expositivo-explicativo obedece a um plano discursivo caracterizado por
apresentar:
Enunciados/ segmentos expositivos (contendo
as informações com as quais o autor do texto pretende fazer saber, ou seja,
transmitir os novos saberes) –
caracterizam-se
pela ausência de marcas gramaticais
da primeira e segunda pessoa, cuja intenção é não fazer transparecer a presença
do sujeito enunciador; pelo uso do presente e do pretérito perfeito do
indicativo, e pelo recurso da forma passiva.
Enunciados/ segmentos explicativos (visando
fazer compreender o que se transmite) – são caracterizados
pela recorrência a construções de detalhes, visando facilitar a compreensão do
fenómeno ou do estado de coisas recorrendo, por isso, a compreensão e
reformulações parafrásticas como (á semelhança…, de tal como…, isto é…, quer
dizer…, ou seja…). É igualmente caracterizado pelo uso de asserções afirmativas
ou negativas.
Enunciado balizas ou segmentos meta-discursivos
– com a
finalidade de marcar as articulações do discurso, isto é, anunciar o que vai
ser dito (através de títulos e subtítulos); resumir o que se disse, focalizar o
que é dito (através de destaques tipográficos: sublinhados, negrito, itálico e
maiúsculas).
Carcterísticas
linguísticas
Linguisticamente, o texto expositivo-explicativo
caracteriza-se por:
O uso do
presente genérico com o valor
gnómico (atemporal), uma vez que se refere a factos que são tidos como
verdadeiros por parte de quem os anuncia, portanto, uma verdade que perdura independentemente
do tempo em que ela é dita. (Ex: o ciclone tropical é um sistema tempestuoso).
Emprego
da construção passiva como uma
estratégia de impessoalizar o discurso científico. Sendo o texto científico
objectivo o sujeito deve estar afastado do seu discurso e isso consegue-se com
o recurso à passiva (Ex: este fenómeno meteorológico forma-se; o gradiente
barométrico e mais pronunciado).
Apagamento
do sujeito enunciador de forma a
tornar o discurso impessoal, garantindo dessa forma a objectividade do texto;
Uso do discurso directo com citações textuais entre
aspas (ou itálico);
As
nominalizações são usadas
para condensar o que foi dito e assegurar a progressão do texto (Ex: o ciclone
tropical é […] este fenómeno […]);
Não se usam os adjectivos
valorativos, a não ser que eles sejam necessariamente exigidos pelo discurso.
Emprego
do vocabulário técnico e/ou termos
técnicos relativos à área temática do texto (Ex: isóbaras, alísios,
barométrico, tufão, baixa pressão, etc.).
Predomínio
de definições (o que legitima a
função metalinguística da linguagem).
Neste
tipo de texto há predomínio de duas funções de linguagens a saber:
Função
informativa de linguagem, usada para
transmitir informações novas.
Função
metalinguística, usada em
seguimentos que visam explicar ou esclarecer o sentido de uma noção ou
expressão anterior.
Gostei da resposta,
ResponderEliminarGostei da resposta muito bommmm
EliminarAgora mesmo estou a ter aulas online, essa informação foi bastante útil. Obrigada
ResponderEliminarObrigada ajudou bastante
ResponderEliminarObrigada ajudou bastante
ResponderEliminarParabéns e obrigada!
ResponderEliminarkandnqwnduwnduw to tendo prova e esse texto caiu aqui, maior erro da professora foi colocar o link
ResponderEliminarA informação foi útil.
ResponderEliminarObrigada
Muito obrigado
ResponderEliminarGostaria de um exemplo prático da fase de exposição e da resolução da questão, se possível.
ResponderEliminar