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sexta-feira, 17 de março de 2017

Texto expositivo-explicativo




Texto expositivo-explicativo
O texto Expositivo-Explicativo é um tipo de texto que tem por objectivo principal a transmissão de conhecimentos a cerca de uma dada realidade, isto é, fazer-saber ou fazer-conhecer (fazer-perceber). É um texto que se caracteriza por fazer uma exposição e explicação de ideias, factos ou fenómenos.
Organização textual
Neste tipo de textos, identificam-se três momentos ou fases (correspondentes às partes do texto), a saber:
A fase do questionário ou exposição – que contém de forma explícita ou implícita uma questão que se vai responder ao longo do texto, ou simplesmente pela anunciação do tema/assunto/problema da exposição correspondente à introdução. Este objectivo concretiza-se através da designação, denominação, definição ou composição dos temas ou elementos;
A fase da resolução ou desenvolvimento correspondente ao corpo explicativo ou desenvolvimento. Nele apresentam-se os dados de forma sistemática, interligando-os;
A fase da conclusão ou sínteseos momentos de conclusão não são tão necessários em todos os textos, mas havendo, ele deverá decorrer do questionamento inicial. Nesta fase faz-se a síntese do conteúdo sobre o qual versa o texto.
Organização discursiva
O texto expositivo-explicativo obedece a um plano discursivo caracterizado por apresentar:
Enunciados/ segmentos expositivos (contendo as informações com as quais o autor do texto pretende fazer saber, ou seja, transmitir os novos saberes) – caracterizam-se pela ausência de marcas gramaticais da primeira e segunda pessoa, cuja intenção é não fazer transparecer a presença do sujeito enunciador; pelo uso do presente e do pretérito perfeito do indicativo, e pelo recurso da forma passiva.
Enunciados/ segmentos explicativos (visando fazer compreender o que se transmite) – são caracterizados pela recorrência a construções de detalhes, visando facilitar a compreensão do fenómeno ou do estado de coisas recorrendo, por isso, a compreensão e reformulações parafrásticas como (á semelhança…, de tal como…, isto é…, quer dizer…, ou seja…). É igualmente caracterizado pelo uso de asserções afirmativas ou negativas.
Enunciado balizas ou segmentos meta-discursivos – com a finalidade de marcar as articulações do discurso, isto é, anunciar o que vai ser dito (através de títulos e subtítulos); resumir o que se disse, focalizar o que é dito (através de destaques tipográficos: sublinhados, negrito, itálico e maiúsculas).

Carcterísticas linguísticas
Linguisticamente, o texto expositivo-explicativo caracteriza-se por:
O uso do presente genérico com o valor gnómico (atemporal), uma vez que se refere a factos que são tidos como verdadeiros por parte de quem os anuncia, portanto, uma verdade que perdura independentemente do tempo em que ela é dita. (Ex: o ciclone tropical é um sistema tempestuoso).
Emprego da construção passiva como uma estratégia de impessoalizar o discurso científico. Sendo o texto científico objectivo o sujeito deve estar afastado do seu discurso e isso consegue-se com o recurso à passiva (Ex: este fenómeno meteorológico forma-se; o gradiente barométrico e mais pronunciado).
Apagamento do sujeito enunciador de forma a tornar o discurso impessoal, garantindo dessa forma a objectividade do texto;
Uso do discurso directo com citações textuais entre aspas (ou itálico);
As nominalizações são usadas para condensar o que foi dito e assegurar a progressão do texto (Ex: o ciclone tropical é […] este fenómeno […]);
Não se usam os adjectivos valorativos, a não ser que eles sejam necessariamente exigidos pelo discurso.
Emprego do vocabulário técnico e/ou termos técnicos relativos à área temática do texto (Ex: isóbaras, alísios, barométrico, tufão, baixa pressão, etc.).
Predomínio de definições (o que legitima a função metalinguística da linguagem).

Neste tipo de texto há predomínio de duas funções de linguagens a saber:
Função informativa de linguagem, usada para transmitir informações novas.
Função metalinguística, usada em seguimentos que visam explicar ou esclarecer o sentido de uma noção ou expressão anterior. 

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